quinta-feira, 15 de janeiro de 2015



Cumprindo o Ministério.


E dizei a Arquipo: Cuida do ministério que recebestes no Senhor, para o cumprires. (Col. 4:17).



Sempre existem textos das sagradas escrituras que demandam esforço para compreendermos, Há alguns que não nos chamam à atenção, mas como a bíblia é a palavra de Deus em um todo de Gêneses a Apocalipse, tenho empenhado tempo para meditar no texto que está em apreço.



I-Fundação da igreja e ocasião da carta.

Há indícios fortes que a fundação desta igreja deu-se na época em que Paulo esteve morando em Éfeso quando nesta ocasião toda a Ásia ouviu a respeito do evangelho quer pregado por Paulo ou pelos seus cooperadores. (At. 19:10).

Temos provas que até então a Igreja em Colossos não conhecia o Apóstolo ou pelo menos a maioria não o tinha visto face a face (Col. 2:1).

O que pode ter acontecido é que Epafras converteu-se em Éfeso e foi a colossos proclamar as boas novas (Col.1:7). E depois de ter ocorrido alguns problemas na igreja local Epafras vai até Paulo para comunicar-lhe os acontecimentos, visto que o próprio Epafras era de colossos (Col. 4:12). É provável que nesta ida Epafras tenha sido encarcerado tornando-se companheiro de prisão do Apóstolo (Fm. 23). Esta carta que foi escrita na prisão chegou aos colossenses por mãos de Tíquico e Onésimo (Col. 4:7-9).



II- Arquipo e sua família.

Admite-se que os pais de Arquipo fossem Filemom e Áfia, os quais hospedavam a igreja em sua casa como era de costume nesta época em que a Igreja não possuía prédio próprio. (Fm. 1,2 Rm. 16:5 1Co 16:19 Co 4:15).

Daqui por diante observamos a importância que tinha o ministério de Arquipo no meio da igreja em colossos, Haja vista que Epafras o mestre desta congregação encontrava-se aprisionado (Fm. 23). E o próprio Paulo o chama de companheiro de lutas, isso prova que Arquipo prestava um trabalho relevante no meio desta igreja.



III- O Ministério de Arquipo.

Depois de entendermos todo o plano de fundo destes acontecimentos, entraremos no texto propriamente dito.

Paulo está finalizando a sua carta para a igreja, e o que me chamou muita atenção fora às palavras que ele utiliza ao introduzir Arquipo nessa história;



E dizei a Arquipo. Por que o Apóstolo não falou diretamente a ele? Porque só a Igreja pode cobrar o trabalho que é prestado pelos seus obreiros, é a igreja que é responsável pelo obreiro bem como o obreiro é responsável pela igreja. E só a igreja com amor pode emitir sinais que mostrem ao obreiro o que a mesma está necessitando, no caso de colossos faltava-lhe alguém que fizesse apologia da fé genuína. Quando a igreja cobra dos seus obreiros o que lhe falta com amor às coisas tomam o devido rumo e o nome do Senhor é glorificado, só a igreja como organismo vivo pode sacudir os obreiros que dormem (lembre-se isso só pode ser feito com amor).



Cuida do ministério. Sê vigilante! Fica atento! O ministério aqui está relacionado a serviço, precisamos ter total cuidado com o ministério, e sabermos que fomos instituídos por Deus para servir tanto a ele como ao seu povo aqui na terra, não são poucos os que têm se desleixado do ministério e tem servido tanto a Deus como as igrejas de qualquer maneira, mas vejam o que diz a palavra a respeito disso;

Maldito aquele que fizer a obra do SENHOR relaxadamente! (Jr 48:10ª).

O ministério requer um grande cuidado da parte daquele que o exerce;

 Tem cuidado de ti mesmo e do teu ensino; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem. (1Tm 4.16).

Para proclamarmos a salvação precisamos ser salvos.

Temos que ter o mesmo cuidado que teve Paulo;

Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à submissão, para que, depois de pregar a outros, eu mesmo não venha a ficar reprovado. (1Co.9:27).

Por isso meu querido cuida do ministério, e se você perguntar mais que ministério? Digo-lhe todo crente foi chamado para servir, e ministério é isso um serviço.



Que recebestes no Senhor.

É maravilhoso quando o que temos fora recebido no Senhor tal como Paulo (1Co 11:23a,Gl 1:15), muitos são que tem seus ofícios dado por homens esses não tarde se precipitarão por não terem a capacitação divina. Vale à pena ressaltar que quem nos chama para o ministério é Deus, mas o mesmo Deus usa os homens para que o seu propósito divino seja executado (1Tm 4:14 2Tm 1:6).



Para o cumprires. A questão não é ter ou receber o chamado é cumprir de maneira cabal, não é apenas iniciar mais finalizar da maneira que Deus ordena, é militar dentro das regras (2Tm 2:5), cumprir é fazer tudo o que nos está estabelecido para que seja feito, o ministro precisa ser obediente e fiel (1co 4:2), Paulo da testemunho próprio de que ele cumpriu seu ministério (1Tm 4:7) instruiu a Timóteo para fazer o mesmo (2 Tm 4:5). Jesus também cumpriu o seu ministério conforme O Pai o tinha ordenado, por isso ao findar sua lida ele disse; Está consumado! (Jo 19:30).

Você já sabe para que foi chamado, então não se embarace com negócios desta vida, mas cumpra o teu ministério.



Conclusão;

Todos nós fomos chamados por Deus e alguns de nós temos uma chamada especifica para algum trabalho que Deus nos designara, se você possui algum cargo na obra de Deus, cumpra o seu Ministério fielmente se você não tem cargo e nem título isso não te desqualifica para o trabalho na seara do mestre, pois a igreja é um corpo e todos os membros têm sua utilidade. Oremos a Deus para que ele nos ajude a cumprirmos o nosso ministério. 





Missionário
Daivison de Jesus

O Missionário Daivison de Jesus é um dos pregadores que indicamos aos pastores, lideres e organizadores de congressos e festas diversas no contexto igreja. Para saber mais sobre o autor do estudo acima vá até a página indicação deste blog.
Gloria Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário