sexta-feira, 3 de maio de 2013


A escolha certa

Texto: At 1.24


Este versículo Bíblico, nos mostra um principio verdadeiro e certamente infalível, quando não temos certeza de nossas escolhas. O principio aqui é, de que Deus pode dar a direção e a orientação certa para todos os que o buscam. Isto porque ele é onisciente, conhecedor de tudo e do coração de todos, e desta forma pode levar qualquer que lhe busca, a ter o caminho certo para suas decisões.

Porém não podemos nos esquecer de que só teremos a direção divina se nos colocarmos diante de sua presença em perseverante e fervorosa oração, pois só através dela fortaleceremos nosso contato com o Deus que conhece todas as coisas, e este por sua vez não terá dificuldades para nos mostrar o que fazer nas oras de escolhas e decisões.

Em Lucas 6.12, vemos um dos grandes exemplos de como é importante orarmos a Deus para que Ele nos leve às escolhas certas. Jesus retira-se pra um monte para um momento de oração como era seu costume, isto ele fazia a fim de ficar a sós com Deus e manter um devocional diário com o Pai. O texto ainda nos diz que ele passou a noite orando, pois logo pela manhã teria que cumprir uma tarefa muito importante para o Reino de Deus, a escolha de doze dentre muitos de seus discípulos. Tal escolha só teria êxito com a orientação e, principalmente a aprovação divina. É lamentável como nos dias atuais a maioria de nossas escolhas estão sema direção de Deus, o que acaba trazendo muitos problemas e até irreparáveis prejuízos tanto individuais como coletivos.

Dai dar-se o caso de que precisamos da preciosa orientação do Senhor, obtida na oração, pois assim evitaremos muitos transtornos futuros e qualquer que seja a área de nossas vidas. Existem vários motivos para buscarmos a orientação de Deus em nossas escolhas, um deles é que a visão de divina é profundamente diferente da de qualquer ser humano, por mais que ele se ache qualificado para fazer escolhas, pois a escritura diz que o olhar do homem é superficial e só consegue alcançar as coisas externas, mas Deus não, Ele é capaz de contemplar o profundo e o escondido de todas as coisas, até mesmo do desconhecido e enganoso coração humano (Jr 17.9,10; 1Sm 16.7 cf. Sl 139). Medite nisso e seja edificado para glória de Deus.

Uma grande diferença
Texto: At 13.20,21

Tendo a oportunidade de pregar a Palavra de Deus em Antioquia da Pisídia, o Apostolo Paulo relembra em sua mensagem os feitos gloriosos do Senhor em favor de seu povo, Israel.

E neste relato da trajetória dos Israelitas vemos aqui uma grande lição nesta passagem bíblica, ao observarmos com atenção os textos, vemos que duas palavras causam uma grande diferença. No verso 20 diz-nos a Bíblia que por quase 400 anos Deus DEU ao povo juízes, mais no verso 21 diz a escritura que depois o povo PEDIU a Deus que lhes dessem um rei.

Observe a diferença entre as passagens lidas, na primeira lemos que “Deus deu...” Na segunda lemos que “...o povo pediu...”. Uma coisa é Deus por sua bondade e graça nos dar algo, e outra bem diferente, é o fato de nos atrevermos a pedira algo para o Senhor.
Embora a Bíblia nos ensine que podemos e devemos pedir ao Pai celeste Mt 7.7, precisamos lembra que a mesma escritura nos adverte quanto à maneira correta de pedirmos, pois possa ser que nossos pedidos sejam feitos de forma errada, isso porque a Bíblia revela nossas maneiras erradas de pedir, vejamos algumas delas a seguir:

a)     Corremos o risco de pedir algo, rejeitando Deus e a sua vontade – 1Sm 8.1-10
b)    Podemos pedir mal – Tg 4.3
c)     Nossos pedidos podem se duvidosos, sem fé – Tg 1.5-7
d)    E por fim corremos também o risco de pedir como não convém fazê-lo – Rm 8.26

Aqui fica a lição de que devemos ter cuidado, muito cuidado e em alguns casos e circunstâncias esperar que Deus nos de algo que necessitamos realmente de sua livre vontade, e mesmo que dentro de nós haja a grande vontade  de ter algo, levemos em consideração com muita fé que tal vontade pode contrariar o projeto de Deus pra nossas vidas. Tendo como fundamento de nossa esperança, o fato de que Deus sempre vai querer o melhor para cada um de seus filhos. Pense nisso.