quarta-feira, 6 de junho de 2012





Texto: Provérbios 3.9,10
Tema da mensagem: As formas Bíblicas de Contribuição.

Introdução:
            No texto lido, somos convidados pela Escritura a honrar a Deus com o que temos e assim fazendo, estamos CONTRIBUINDO para que vidas sejam beneficiadas e sejam preenchidas no contexto da igreja as muitas necessidades existentes à nossa volta. Vejamos um dos significados da palavra contribuição: "É a boa vontade de um indivíduo com intenções boas, oferecendo o que sabe ou o que tem para ajudar, sem ter nada em troca." Vemos que este é um dos significados que pode perfeitamente se aplicar à igreja, pois como filhos de Deus, somos conclamados por Ele mesmo a servirmos a Ele de boa vontade, com boas e louváveis intenções, nos doando para que de alguma forma possamos ajudar mesmo que não recebamos nesta vida nada em troca (cf. At 20.35). No estudo a seguir, vamos aprender utilizando a Bíblia Sagrada nosso manual de regra de fé e prática, sobre algumas formas de contribuição vejamos nesta noite pelo menos quatro delas:

a) DEVEMOS CONTRIBUIR PRIMEIRAMENTE DE FORMA "VOLUNTÁRIA". Qualquer oferta ou ato realizado em algo que envolve o Reino de Deus, só será aceito por Ele se for um ato voluntário. Aleluia!
*2 Co 8. 1-3                 *Dt 16.10

b) DEVEMOS CONTRIBUIR CONFORME "NOSSAS POSSIBILIDADES, COMO PODEMOS". Sem nenhuma motivação ao pessimismo ou falta de fé, mais por questões de responsabilidade, antes de ofertar devo me perguntar: "Posso contribuir ? É possível ? Eu tenho como ???
*At 11. 27-30                *OBS: Existe uma observação a ser feita neste assunto, para que isso não sirva de desculpa pra que alguns não contribua leiamos 1Jo 3.17,18 e Tg 2.14-17.

c) DEVEMOS CONTRIBUIR COMO "PROPORMOS EM NOSSOS CORAÇÕES". Isto fala de planejamento próprio e acima de tudo sincero. Aleluia!
*2 Co 9. 6,7 é               *OBS: Devemos tomar cuidado, muito cuidado quando intentarmos, contribuir ou fazer um voto de contribuição para a casa do Senhor: cf. At 5. 1-11 cf. Ec 5 2,4,5

d) PODEMOS CONTRIBUIR "ACIMA DAS NOSSAS POSSIBILIDADES". Ou seja; ir além das minhas possibilidades, fazer mais do eu posso, isso é sacrifício. Aleluia!
*2 Co 8. 1-5, 11            *OBS: Deus é poderoso para honrar e recompensar sacrifícios: cf. 1Rs 17. 8-16

e) DEVEMOS CONTRIBUIR "DE ACORDO COM A ORIENTAÇÃO DE DEUS". Estas podem ser dirigidas a nós de duas formas.
*1 - Deus falando diretamente conosco: At 11. 27-30              
*2 - Deus falando por sua Palavra Viva e Poderosa: Ml 3. 8-12 cf. Pv 3.9,10; Mt 23.23

Toda Honra, toda glória e todo louvor ao nosso Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário